Nutricionista alerta para dieta saudável e moderação no verão

80

Alimentação equilibrada e hidratação. Essa é a combinação mais indicada para enfrentar as altas temperaturas do verão amazônico. De acordo com a nutricionista Aline Baldo Fiorese, nesse período acabamos gastando mais energia e, para repor essa perda uma alimentação à base de frutas é a opção mais saudável, pois além de conterem água, que auxilia na hidratação do corpo, elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras.

Responsável pelo Serviço de Dietética e Nutrição (SDN) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), Aline sugere aproveitar as safras de frutas cítricas da estação. “Elas são ricas em vitamina C, super refrescantes e fáceis de achar em qualquer feira ou supermercado. Abacaxi, kiwi, morango, laranja e maracujá são algumas delas”, cita a nutricionista, destacando outras vantagens para quem quer aplacar o calor de julho: “as frutas da época além de mais saborosas e nutritivas, são de baixo custo, o que faz bem para a saúde do corpo e do bolso.”

Aline Baldo também reforça a importância de aumentar a ingestão de líquidos. Nas praias, por exemplo, o indicado é ingerir água, água de coco, sucos e chás gelados que refrescam e ajudam a garantir o bom funcionamento dos rins e do intestino, além de repor os líquidos e os sais minerais perdidos na transpiração. “Como no verão o nosso metabolismo fica mais lento o ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia em pequenas quantidades”, sugere, alertando para perigo dos excessos com bebidas alcoólicas, comidas carregadas e sol.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Por Vera Rojas

SHARE