Panes, roubos e chaveiros estão entre os principais motivos de acionamento de seguros durante o feriado de Corpus Christi​

70

Durante feriado de Corpus Christi, o movimento nas estradas aumenta significativamente. Muitas pessoas tendem a viajar para relaxar, conhecer novos lugares ou visitar parentes em outras localidades. A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – apurou que volume de atendimentos de pessoas que estão fora da cidade em que moram aumenta 26% se comparado a uma semana sem feriados. “É muito importante as pessoas estarem atentas aos pequenos cuidados que podem ser tomados antes e, até mesmo, durante as viagens”, afirma Ricardo Ramos, gerente de experiência do cliente da Sompo Seguros.

Entre os acionamentos com maior índice de aumento estão os roubos de veículo (200%), roubo parcial de veículo (100%) e roubo Localizado. Já os casos de pane registram acréscimo de 12%, os de acidente material, 19%; e acionamentos de serviços de chaveiro aumentam 10,3%.

Do total de acionamentos relacionados a pane, as relacionadas a problemas do motor são maioria (45%), seguida por problemas com bateria (41%), câmbio/marchas e pane elétrica (5%) e embreagem (4%)

Locais

Na Bahia, por exemplo, o aumento nos acionamentos durante o Corpus Christi chega a 69%. Já no Rio Grande do Sul, o aumento é de 16,1%. Também registram aumentos considerados Estados como Minas Gerais (15,2%), Paraná (11,7%), Santa Catarina (10,2%) e São Paulo (9,8%).

Dicas

Para evitar ficar no caminho e garantir uma viagem tranquila, Ricardo Ramos listou algumas dicas:

Revisão – Sempre faça duas revisões anuais no veículo e uma antes de uma viagem. Além de fazer o alinhamento, é importante revisar os itens: freios, pneus, nível do óleo, filtros, limpador de para-brisa, faróis, bateria, escapamento, motor, mangueira e sistemas de injeção e arrefecimento.

Cinto de segurança – O Uso de cinto de segurança é obrigatório por lei, além de ser essencial em viagens de qualquer distância. Não usar o cinto de segurança aumenta em quatro vezes as chances de se machucar em caso de acidente;

Bagagem – A bagagem deve ser toda levada no porta malas. Nada deve ser colocado no tampão, nem impedindo a visão do vidro traseiro. Além de garantir mais visibilidade ao motorista, essa medida faz com que, em caso de acidentes, objetos que estejam no tampão traseiro não sejam arremessados e causem ferimentos aos passageiros;

Combustível – Procure encher o tanque antes de partir e cheque sempre o nível do combustível. Não espere o marcador ficar no vermelho, já que você pode não saber a distância ainda a ser percorrida até o próximo posto de combustível;

Está chovendo? Não corra! – A alta velocidade é um dos principais fatores da perda do atrito entre o pneu e o asfalto, facilitando a entrada de água entre os dois elementos. Segundo o Corpo de Bombeiros, depois de um trecho alagado, se você precisar parar, existe um grande risco de acidente, pois os freios podem não funcionar, já que os componentes estão molhados e não existe atrito entre eles. Por isso, engrene uma marcha forte (primeira ou segunda) e rode uns 30 segundos pisando fundo no acelerador com o pé direito e firme no pedal do freio com o esquerdo. O atrito entre as peças vai provocar calor e este vai secar as pastilhas, discos, lonas e tambores.

Uso dos faróis – O uso de farol baixo já é obrigatório nas estradas e sua necessidade fica mais evidente em situação de chuva. Também fica um alerta: não use o farol alto, pois dificulta a visibilidade do motorista que estiver à sua frente ou vier em sentido contrário ao seu. Mais luminosidade não é necessariamente sinônimo de mais visibilidade.

Trajeto – Verifique o caminho que irá fazer e procure verificar os locais seguros para eventuais paradas em caso de pane, bem como os postos de abastecimento e alimentação.

Parada estratégica – Não dirija cansado ou com sono. Sempre determine algumas paradas para descanso.

Contatos – Tenha sempre à mão os telefones de contato de sua seguradora, da empresa de assistência 24 horas e da concessionária responsável pela estrada em que estiver trafegando.

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 128 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.


SHARE